A vida é para ser vivida

A vida é para ser vivida

terça-feira, 22 de março de 2011

Bolivia - La Paz

Este é o carnaval em La Paz na Bolivia!!!


Cheguei em La Paz de madrugada 4h da manhã. Bom pegar um taxi para ir ao hotel. Beleza era a sequência naquelas filas de taxi comum no aeroporto, coloquei a mala no porta mala do carro e para minha surpresa e pavor entrou dois homens no banco da frente e falando um dialeto estranho, arrancaram o carro... pensei morri, vão me seqüestrar... o taxi desceu rapidamente a colina, pois o aeroporto fica no alto do vale e a cidade cresceu pelas laterais, logo o rapaz desceu, depois no hotel descobri que é comum pegarem taxi compartilhado. Ou seja, nós pagamos X e eles pagam bem menos. Mas após me recompor... fui descansar um pouco... quem disse não conseguia dormir... a altitude não me fez mal como havia lido e pesquisado na internet depoimentos de viajantes que causa falta de ar, tontura, vômito etc.. afinal La Paz é a capital mais alta do mundo a 3.650 m do nível do mar, mas não conseguia dormir nos primeiros dias...

Bom esquece luxo... a cidade na parte central é uma sujeira só... mas há um bairro na parte baixa da cidade onde o Evo Morales presidente da Bolivia mora que é melhorzinho. Lá também você poderá visitar a Igreja de São Francisco uma das primeiras construidas na América do Sul.

É frio o ano todo, independente da estação, claro que no inverno é pior, mas no verão não passa de 20 graus.

É comum tomar chazinho com a folha da Coca, ou mesmo mastigar, pois ajuda a não ter tontura devido a altitude da cidade. Visite o Museu de La Coca, fica no centro de La Paz.

Após conhecer a cidade seguimos para Tiahuanaco, considerada a cidade mais antiga. Fica a 72 km de La Paz a 3.750 metros de alura.

Observando a perfeição com que foi feito os templos com pedras encaixadas com mais de 100 toneladas, a arquitetura está alinhada com os pontos cardeais. É importante pegar um guia para fazer este passeio...


Nas ruas, é impossível não reparar nas cholas, as mulheres bolivianas que carregam suas crianças nas costas, vestidas com várias saias coloridas e compridas, e o indefectível chapéu.... Nestas várias saias elas costumam colocar comida, para matar a fome durante o dia... muito estranho e nojento... ahh eu li antes de ir que é comum elas abaixarem na rua e fazer xixi, pois a saia tampa.. eu não vi nada disso..ufa ainda bem... mas se virem quando forem por lá acho que é normal..

Não deixe de visitar a Calle de las Brujas...



Seguimos para Copacabana, cruzamos o Titicaca, é o lago navegável mais alto do mundo... olha meu ônibus atravessando a balsa... A vista é impressionante, você vai jurar que nada é mais azul, e o peixe assado dos restaurantes da cidade é simplesmente maravilhoso...



No centro do lago Titicaca, já na cidade de Copacabana, pegamos uma pequena embarcação para ilha do Sol... onde os Incas acreditavam ser o berço do Pai Sol.



Programem-se para ir a Chacaltaya uma das colunas dos Andes que é possivel esquiar na pista mais alta do mundo, quando fui não foi possível pois estava fechada, devido a tempestade de neve .... fica a menos de 2h de La Paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário